(41) 3077 6585 | contato@falaturista.com.br
De segunda a sexta das 9h as 18h

Como aplicar Revenue Management – Primeiros passos

Como aplicar Revenue Management – Primeiros passos

No último artigo eu expliquei o que são e como funcionam as tarifas flutuantes, também conhecido como a prática do Revenue Management.

Se você busca algo sobre isso na internet, vai entender que o Revenue não é uma ferramenta de gestão para as tarifas do seu hotel, mas sim uma técnica de administração hoteleira. É uma outra forma de vender hotéis, sempre rentabilizando ao máximo possível os quartos vendidos para todas as datas, ou seja, a melhor maneira e a mais lucrativa.

como fazer revenue

Agora que já entendemos o que é o Revenue, vou te dar algumas dicas de como você, hoteleiro, pode começar a implementar essa maneira de vender no seu empreendimento e aumentar sua rentabilidade e a taxa de ocupação do seu hotel.

Registro do histórico de reservas

como fazer revenue

A estratégia do Revenue só pode ser feita com registros consistentes do histórico de reservas do hotel. Esse é um passo fundamental para que você tome decisões estratégicas com base em dados confiáveis. A aplicação do Revenue prevê e antecede a demanda para determinados períodos do ano com base naquilo que aconteceu anteriormente. Por exemplo, qual foi o faturamento e a taxa de ocupação para esse mesmo período do ano passado? Ou de 5 anos atrás? Existe algo que o hoteleiro possa fazer para melhorar esse números hoje? Com certeza você vai poder ajustar uma tarifa para cima, percebendo o mercado e se antecipando aos acontecimentos. Por isso o histórico é indispensável para a implementação do Revenue na gestão das tarifas do seu hotel.

Análise de relatórios já existentes

como fazer revenue

 

Um estudo do desempenho do hotel nos anos anteriores vai te ajudar a perceber como começar a melhorar as estratégias na hora de vender. Quais são os pontos em que o faturamento e a rentabilidade tiveram queda? Quais foram os motivos? O que pode ser melhorado?

Isso também implica em analisar a agenda de eventos da sua cidade, perceber o que está acontecendo lá fora e o que pode atrair as pessoas a se hospedarem no seu hotel. Os relatórios tem papel indispensável na hora de alinhar a estratégia comercial dentro do Revenue, pois com eles você poderá ter um comparativo e ver o que dá certo para você!

Desenvolva a cultura do Revenue dentro do seu hotel

como fazer revenue

Nesse sentido é interessante que o hoteleiro convoque uma reunião entre departamento comercial e gestores de tarifas com o setor de reservas do hotel. Revenue é uma nova forma de vender, e é importante que todos os setores envolvidos com vendas estejam alinhados à estratégia e entendam de forma clara a importância e a urgência da aplicação dessa gestão para aumento de rentabilidade. Todos vão aprender e poderão ver os lucros revertidos em melhorias para o hotel e satisfação dos hóspedes.

 

Esses são os primeiros passos que eu te aconselho a dar para iniciar uma gestão utilizando Revenue Management. Vale lembrar que a aplicação dessa gestão não é apenas ajustar as tarifas entre alta e baixa temporada, mas sim, ver o que você deve vender, a que preço, quando e para quem.

Fonte: motordereservas.com.br

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário